A equipe Carga Pesada foi a vencedora da quinta edição de Porto – O Desafio 2025. O grupo propôs a criação de um Escritório de Projetos de Infraestrutura Portuária (Epip). O sexto e último episódio do programa, marcado por muita emoção, foi exibido no sábado (25), na TV Tribuna.
Cada um dos integrantes do time Carga Pesada — Richard Chefaly, Juliana Libero e Rafael de Santana — foi premiado com uma pós-graduação e um curso de idiomas da Universidade Católica de Santos (UniSantos). O troféu foi entregue à equipe vencedora pelo diretor-executivo do Grupo Tribuna, Airton Vasconcelos.
“Foi o melhor projeto que absorveu os desafios da mobilidade portuária e urbana no Porto de Santos”, disse o apresentador do programa, Maxwell Rodrigues, sobre a equipe vencedora.
Em entrevista para a TV, Richard declarou que o projeto do grupo “foi o melhor porque estava linkado ao tema do programa”.
A edição deste ano contou com nove participantes, com idades entre 24 a 53 anos, que foram divididos em três equipes: Carga Pesada, voltada ao modal rodoviário; Marujos, aquaviário; e Locomotiva, ferroviário.
Integraram a equipe Locomotiva Mônica Carvalho, Eduardo Andrade e Aurélio Azevedo, que apresentaram a solução MobilizAí – Inteligência que conecta e mobilidade que transforma.
Já os membros da equipe Marujos — Renata Sepúlveda, Karen Ruedas e Alan Delfino — desenvolveram a solução Siga Porto: Sistema Integrado de Gestão e Automatização.
A diretora da Portocel, Sheila Dalmaschio, e o diretor comercial da Transtec World, Rogério Oliveira, avaliaram as soluções apresentadas pelas equipes e contrataram quatro dos nove participantes. Juliana Libero e Richard Chefaly foram contratados pela Transtec World. Já Karen Ruedas e Mônica Carvalho passam a integrar o time Portocel.
“Talento é sempre bem-vindo e, muitas vezes, o que falta é a oportunidade. O projeto gera visibilidade aos talentos da nossa região”, comentou Rodrigues.
Segundo ele, a edição de 2025 teve a maior repercussão de todas as temporadas. “Esse projeto certamente irá para os quatro cantos do Brasil. Muitos portos de outros estados nos procuram e estamos estudando como caminhar para esse sentido”.