Neste sábado foram conhecidos os grandes campeões de Porto – O Desafio 2023. Numa tarde de muitas emoções, os grupos Astrolábio, Balestilha e Quadrante apresentaram seus projetos para melhorar a produção do Porto de Santos. O time vencedor foi o grupo Balestilha.
O trio composto por Gracia Fernanda da Costa Padial, Letícia Marcondes de Souza e Marcela Alves dos Santos apresentou um projeto que encantou os executivos Ricardo Arten (Brasil Terminal Portuário – BTP), Blancher Souza (Grupo Gelog) e Caio Carvalho (Transtec World).
Escolhida como destaque individual, Gracia Padial ganhou um curso MBA na Strong Business School, conveniada da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela não escondeu a emoção pelo resultado.
“Estou muito grata e feliz. Também estou muito contente por ter sido destacado, porque, como sabemos, só nós entendemos o quanto passamos por dificuldades. Somente Deus sabe de tudo, e é Ele quem abre e fecha portas. Sou grato a Deus por todas as coisas, em primeiro lugar. Muito obrigado”, disse Gracia Padial.
Letícia Marcondes conquistou a segunda colocação e recebeu um curso de pós-graduação na mesma instituição. Ela falou sobre sua evolução durante o projeto.
“Eu aprendi muito durante esse processo. Aprendi a confiar mais em mim e nas minhas habilidades, a enfrentar desafios difíceis e a administrar minhas emoções. Agora, estou crescendo ainda mais, e estou muito feliz pela oportunidade”, comentou Letícia Marcondes.
Marcela Alves, que ficou em terceiro lugar no reality, também recebeu um prêmio de tecnologia da Strong Business School. Ela fez questão de expressar sua gratidão pela oportunidade.
“Eu costumava ser uma pessoa muito insegura, mas conseguimos mudar nossa perspectiva, ganhar confiança, aprender a nos comunicar e a viver experiências únicas que só nós entenderemos. Este projeto foi incrível para nosso crescimento profissional e pessoal. Estou muito grata, só tenho a agradecer, pois foi maravilhoso”, comemorou Marcela Alves.
Dinâmica do emprego
Além dos prêmios por equipe, todos os nove participantes do programa estavam concorrendo a empregos nas empresas parceiras: BTP, Gelog e Transtec. As vagas variavam de zero a nove, e seis deles foram contratados.
Gracia Padial, além de ter recebido o prêmio da Strong, também conquistou uma vaga na BTP, assim como Laudenice da Silva.
“A vaga de emprego é importante, é a coroação de tudo isso, mas o trabalho em si, o desenvolvimento e a criatividade que aplicamos no projeto, superaram nossas expectativas. O projeto mexe com nossas emoções, muitas vezes, se eu tivesse que definir o projeto em uma palavra, seria resiliência”, disse Laudenice da Silva.
O Grupo Gelog contratou a participante do grupo vencedor, Letícia Marcondes, além de Denilson Andrade, que comemorou a vaga de emprego e todo o aprendizado.
“Foi surpreendente e emocionante. Quando começamos, nosso objetivo era conseguir um emprego, mas saímos com muito mais do que isso. Experimentamos transformações e aprendizados incríveis. Estou profundamente grato e feliz pela pessoa em que me tornei desde que entrei neste desafio”.
Os colegas de equipe do grupo Astrolábio, Marcos Chaves e Mateus da Silva, vão trabalhar na Transtec World.
“Foi uma experiência totalmente inovadora, na verdade, é muito mais do que esperávamos. Quando entramos em um projeto como este, percebemos a dimensão que ele adquire ao longo do processo”, disse Marcos Chaves.
“Graças a Deus, consegui uma oportunidade na Transtec ao final do desafio de hoje. No começo, entrei sem grandes expectativas, mas a cada etapa que passou, percebi que isso proporcionou um crescimento não só profissional, mas também pessoal, muito grande para mim”, comentou Mateus da Silva.
A edição de 2023 do primeiro reality show do setor portuário foi composta por quatro episódios, que foram transmitidos pela TV Tribuna e estão disponíveis no Globoplay (Assistir PORTO 360° online no Globoplay). O programa foi apresentado por Maxwell Rodrigues, e o primeiro episódio foi ao ar em 9 de setembro, com a grande final no dia 30 do mesmo mês.
“Porto – O Desafio 2023” é uma realização do Grupo Tribuna, com a colaboração da Strong Business School – FGV, o apoio do Grupo Incatep e o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), Grupo Gelog e Transtec World.