Alguns participantes da primeira edição de Porto – O Desafio estiveram presentes na grande final da edição 2022. Os antigos concorrentes gostaram do que viram, pelo nível dos projetos e pelo crescimento da estrutura do programa.
Um dos presentes era Lucas Mestre, destaque da primeira edição, que venceu a disputa pelo emprego e segue trabalhando na Brasil Terminal Portuário (BTP). Mestre analisou o que viu, destacando o aumento do nível.
“Subiu bem a régua. Pessoal estava bem preparado. Foi bem desafiador, bem rápido. A apresentação melhorou bastante, projeto melhorou, foi levado bem mais a fundo. Só tende a crescer”.
Outro participante do grupo Visionários, time vencedor da primeira edição, foi Rodrigo Marconcim. Ele falou sobre a experiência de estar do outro lado da história, como espectador.
“Nós estarmos desse lado, como telespectadores, foi muito gratificante. A primeira edição é sempre a pioneira. Teve uma série de adequações que a gente teve que fazer. Foi bacana ver o quanto a infraestrutura melhorou, como evoluiu”.
Membros dos outros dois grupos de 2021 também estiveram presentes na final. Representando o grupo Shark estava Fábio Plácido, que afirmou que a edição atual superou a passada.
“É praticamente outro programa. A dinâmica foi diferente. No ano passado, não tivemos a oportunidade de assistir à apresentação dos concorrentes. Uma abordagem diferente. O desafio é o porto, mas o programa é diferente. A edição superou a do ano passado”.
Pelo grupo Diamante, Gabriel Augusto de Souza Oliveira esteve no auditório do Grupo Tribuna. Ele destacou a complexidade dessa edição, em especial pelo prazo menor para realizar o desafio.
“O tema deste ano é muito mais complexo, mais diverso, envolve mais a sociedade. Eles tiveram menos tempo e apresentaram coisas tão inovadoras como no ano passado. Me sinto honrado de participar e ver que o porto está motivando paixões”.
A edição 2022 do primeiro Reality do setor portuário foi composta por dois episódios, que foram transmitidos na TV Tribuna.
O programa, apresentado por Maxwell Rodrigues, teve o grupo Leme como grande vencedor com Carolina Guidoni (destaque individual), Marco Aurélio Vieira e Rafaela dos Santos. O destaque ganhou um curso MBA na Strong Business School – FGV – Santos. Os outros dois receberam um curso de graduação tecnológica de 2 anos na mesma instituição.
Na dinâmica do emprego, quatro participantes foram contratados. Rafaela dos Santos e Mariana Militão entram na BTP. Jonathan Miranda e Thalles Holanda na Eldorado Brasil Celulose.