A edição 2022 de Porto – O Desafio teve apoio de duas das principais empresas do setor portuário. A Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Eldorado Brasil Celulose participaram ativamente dessa edição, com seus executivos decidindo os vencedores.
CEO da BTP, Ricardo Arten participou pela segunda vez de Porto – O Desafio. Na final deste ano, ele elogiou demais os três projetos apresentados.
“Os três projetos estão muito aderentes com a realidade do porto, da cidade, com o legado que a operação portuária pode deixar para a cidade e as próximas gerações. A gente viu projetos de revitalização, mobilidade urbana, mudança na matriz energética, de forma sustentável. São projetos que tem relação com o que a BTP pensa. Trabalhar num lugar melhor, com energia mais limpa e mais mobilidade, para simplificar a vida da população”, disse Arten.
Estreante no programa, o gerente geral de logística da Eldorado, Flávio da Rocha Costa se mostrou surpreso com o que viu e explicou a escolha dos vencedores.
“Surpreendeu. Eu estava aguardando a competência das apresentações, mas surpreendeu pela qualidade técnica e pelo pequeno prazo de tempo que os grupos tiveram para fazer a apresentação. Nesse tipo de projeto temos que apostar mais, investir, para atrair esses jovens talentos para dentro do porto de Santos. Na discussão dos grupos, ficou bem empatado. Do emprego, gente usou muito o apoio dos mentores para sabermos o perfil de cada e trazê-los para uma vaga adequada”.
A edição 2022 do primeiro Reality do setor portuário foi composta por dois episódios, que foram transmitidos na TV Tribuna.
O programa, apresentado por Maxwell Rodrigues, teve o grupo Leme como grande vencedor com Carolina Guidoni (destaque individual), Marco Aurélio Vieira e Rafaela dos Santos. O destaque ganhou um curso MBA na Strong Business School – FGV – Santos. Os outros dois receberam um curso de graduação tecnológica de 2 anos na mesma instituição.
Na dinâmica do emprego, quatro participantes foram contratados. Rafaela dos Santos e Mariana Militão entram na Brasil Terminal Portuário (BTP). Jonathan Miranda e Thalles Holanda na Eldorado Brasil Celulose.’