A edição 2022 de Porto – O Desafio chegou ao fim no último sábado, quando foram conhecidos os vencedores e os participantes que foram contratados pelas empresas parceiras. O projeto, já considerado um sucesso, foi elogiado pelos executivos do Grupo Tribuna.
“É um projeto muito legal, capitaneado pelo Maxwell. São dois eventos dentro de um. Primeiro, dar a oportunidade para essas pessoas se qualificarem e ganhar um emprego. O segundo é o que eles dão de contribuição para a cidade. Esses três projetos são muito legais, todos implantáveis. Estão todos de parabéns”, disse Marcos Clemente Santini, diretor-presidente do Jornal A Tribuna.
O representante do Grupo Tribuna no cerimonial foi Demetrio Amono, que foi um dos responsáveis por entregar as premiações. Ele também destaca o valor do projeto.“A importância desse projeto é que a gente consegue mudar a vida dessas pessoas. Mexe com toda a comunidade portuária. Consegue trazer assuntos como a relação porto e cidade. Foram três projetos maravilhosos. Isso contribui para irmos para o debate, de forma positiva. Jovens como eles, trazendo ideias, soluções, para problemas que estão aí há anos”.
Os executivos do Grupo Tribuna também fizeram questão de destacar o papel da empresa, como grupo de comunicação nessa relação porto e cidade.
“A gente tem esse trabalho de desenvolvimento do porto, há 75 anos, com nossa editoria de Porto e Mar. Cabe a nós, do Grupo Tribuna, fazer esse elo da cidade com o porto, e com todos os envolvidos”, disse Santini.
“Um dos nossos papeis como grupo de comunicação é trabalhar a diversidade, inclusão social. O projeto permite isso. Dar oportunidade para pessoas que são capazes. O Grupo Tribuna consegue dar visibilidade para elas. Torná-las protagonistas”, conclui Amono.
A edição 2022 do primeiro Reality do setor portuário foi composta por dois episódios, que foram transmitidos na TV Tribuna.
O programa, apresentado por Maxwell Rodrigues, teve o grupo Leme como grande vencedor com Carolina Guidoni (destaque individual), Marco Aurélio Vieira e Rafaela dos Santos. O destaque ganhou um curso MBA na Strong Business School – FGV – Santos. Os outros dois receberam um curso de graduação tecnológica de 2 anos na mesma instituição.
Na dinâmica do emprego, quatro participantes foram contratados. Rafaela dos Santos e Mariana Militão entram na Brasil Terminal Portuário (BTP). Jonathan Miranda e Thalles Holanda na Eldorado Brasil Celulose.’