O primeiro episódio de Porto – O Desafio 2022 foi ao ar no último sábado, mostrando a escolha dos participantes, definição dos grupos e já com as primeiras dinâmicas competitivas.
Os nove participantes foram divididos em três equipes que estão sendo submetidas a uma série de atividades como: reuniões, trabalhos e processos relacionados ao objetivo do programa. Eles serão avaliados pelos executivos da Brasil Terminal Portuário (BTP) e da Eldorado Brasil Celulose. Vamos conhecer melhor os escolhidos:
Grupo Elite
Jonathan Brito Macedo Miranda – Morador de São Vicente, Jonathan tem 23 anos e é formado em automação industrial. Tem certificados na área portuária (empilhadeira de grande porte, conferente de carga, vistoriador de container, etc). “Estou muito emocionado. Essa é a chance que eu precisava para mostrar meu potencial”.
Matheus de Oliveira Santos – Com 27 anos, Matheus é morador de São Vicente. Ele é formado em Engenharia Civil (UniCeuma), Gestão Financeira (Cruzeiro do Sul), tem MBA em Contabilidade, Perícia e Auditoria (UniAmerica) e Finanças com Enfâse em Mercados Capitais (UniAmerica). Também fez mestrado em Meio Ambiente Multiprofissional (UniCeuma). “Foi uma surpresa ser selecionado entre os nove. Durante a seleção, houve o momento em que achamos que seriam outras pessoas. Muito grato e feliz pela oportunidade”
Regina Salles Gomes – Aos 35 anos, a terceira integrante do Grupo Elite também é moradora de São Vicente. Regina é formada em Administração (Fundação Lusíada) e Tecnologia de Comércio Exterior (Fatec de Praia Grande). Atualmente cursa Gestão Portuária na Fatec Santos. “A emoção de ser selecionada foi enorme. Meu interesse pela área portuária vem desde a minha primeira faculdade. Vamos poder conhecer mais esse gigante que é o Porto de Santos”.
Grupo Inovadores
André Anhas Campos – Morador de Cubatão, André tem 34 anos e é formado em Administração e Técnico em Logística. Começou a carreira profissional pelo CAMP (Centro de Aprendizagem e Melhoramento Profissional), na área de logística, foi efetivado e chegou até a ser encarregado de logística. “O projeto é uma oportunidade de conhecer a área portuária. Um momento de desafio, mas especial. Serão dias de imersão e de total oportunidade para desenvolver novas habilidades”.
Mariana Zimerman Militão – Mais jovem participante do programa, Mariana tem apenas 21 anos, é formada em Comércio Exterior (Fatec Praia Grande), pós-graduada em Direito Internacional e em Auditoria e Compliance. Ela é moradora de Praia Grande e foi voluntária do programa #TamoJuntosUnicef. “Ser selecionada entre tantos talentos foi muito emocionante. Quando soube que participaria do programa, quando recebi a caixa, fiquei muito comovida e não saiba o que ainda estava por vir”.
Thalles de Souza Holanda – Morador da cidade de Santos, Thalles tem 27 anos e é formado em Administração (Strong – FGV), Logísitca (UNIMES) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Fatec Rubens Lara). Também tem MBA Internacional em Gestão Portuária (SENAI – parceria com STC Rotterdam) e cursa outro MBA, em Data Science e Analytics (USP) “Fiquei super feliz por ser selecionado para participar desse projeto”
Grupo Leme
Carolina Helena Toledo Guidoni – Com 32 anos, Carolina é formada em Arquitetura e Urbanismo e moradora de Guarujá. Também é técnica em contabilidade e sempre teve interesse no setor portuário, já que seu pai trabalhou na área durante muitos anos. “Eu me inscrevi no último dia, porque meu esposo pegou muito no meu pé. Quando fui selecionada, não acreditei. Foi uma experiência incrível”.
Marco Aurélio Freitas Vieira – Morador de Santos, Marco tem 45 anos e é Bacharel em Direito, Tecnólogo em Informática Industrial e em Logística. Tem MBA em Gestão de Negócios, com ênfase em marketing (FGB). Especialização em projetos pela Universidade da Califórnia e é professor de idiomas há 27 anos. “Foram muitas emoções do começo ao fim. No meu caso foi um desafio pessoal, uma transformação”
Rafaela Pereira dos Santos – Com 26 anos, Rafaela é natural da Paraíba e mora em Santos atualmente. Ela é técnica e Segurança do Trabalho e formada em Engenharia Sanitarista e Ambiental. “Eu esperava passar por mais uma entrevista. Estava com toda aquela tensão. A hora que abri a caixa e vi o papel escrito ‘Parabéns’, sensação foi de gratidão e de que, a partir daquele momento, eu continuaria dando o meu máximo em busca de resultado.
Depois de escolhido o grupo vencedor, a disputa será individual. O destaque de equipe ganhará um curso MBA na Strong Business School – FGV – Santos. Os outros dois recebem um curso de graduação tecnológica de 2 anos na mesma instituição.
Entre os nove participantes, também existirá uma disputa individual. Um deles ganhará um emprego, em uma das empresas parceiras do projeto.
A edição 2022 do primeiro Reality do setor portuário é composta por dois episódios, que serão transmitidos na TV Tribuna. O programa é apresentado por Maxwell Rodrigues e terá a grande final no dia 13 desse mês.